Os Benefícios de Fortalecer a Musculatura do Corpo

Posted on julho 4, 2017 in corrida by

beneficios dos exercícios a musculatura

Uma das melhores vantagens de fortalecer a musculatura corporal é a proteção de ossos e articulações.

beneficios dos exercícios a musculatura

Por isso, muitos atletas, profissionais ou amadores, não se preocupam somente com a parte técnica de suas modalidades, mas também com a melhora do condicionamento físico.

Além da musculação, exercícios que demandam o uso da força, como pilates, yoga, ginástica e artes marciais também são ótimos para fortalecer a musculatura e ganhar massa magra. Ao substituir os índices de gordura por essa massa, o atleta fica menos suscetível a lesões.

Reabitação mais rápida e menos sofrida

Ter os músculos bem fortalecidos é tão importante que, em caso reabilitações pós-cirúrgica ou de fratura, profissionais como fisioterapeutas costumam prescrever tratamento com equipamentos específicos que estimulam a musculatura. É muito comum a utilização de aparelhos específicos e ideais para tratamento de dores, recuperação de lesões e um trabelho preventivo em atletas. A fisioterapia também pode ser indicada junto com outros exercícios e tratamentos, como hidroterapia.

Confira alguns principais benefícios de fortalecer a musculatura do corpo:

– Dificulta o aparecimento de lesões e fraturas –  Com músculos fortes, os ossos e articulações tendem a ficar mais protegidos e fortalecidos, o que dificulta a chance de um problema mais grave. Fortalecer os membros inferiores e abdômen deve ser prioridade para pessoas que gostam de corrida, caminhada, futebol, dentro outros esportes.

– Demanda uma boa dieta –  A inclusão de proteínas no cardápio alimentar é essencial para o sucesso dos exercícios físicos. Alimentos como carne ajudam a aumentar o índice de massa magra. Já os carboidratos são essenciais para impulsão e força na hora dos exercícios. Procurar ajuda de um nutricionista é essencial.

– Melhora de qualidade de vida – Investir em exercícios físicos para aumentar a resistência corporal, aeróbica e musculatura é uma excelente prática para aumentar a qualidade de vida e também diminuir índices de colesterol. Ao fazer exercícios, o organismo ainda estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

– Evita problemas posturais: Com a musculatura fragilizada pode começar com uma série de problemas posturais, como desvio de coluna e até hiperlordose. Ter o corpo saudável também atua na prevenção de possíveis fraturas ou lesões.

Com isto em mente é hora de se mexer literalmente, procure uma academia ou assessoria esportiva e comece a colocar seu corpo em movimento.

Espero que o artigo lhe tenha sido útil e lhe ajude a entrar em forma rapidamente.

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>