Benefícios da Berinjela para o Desempenho de Atletas

Posted on dezembro 20, 2016 in alimentos by

benefícios berinjela saude

Tratada pela ciência como fruto de uma planta da família das solanáceas – a mesma do pimentão, batata, do tomate e outras pimentas –, e pelos cozinheiros, como legume, a Berinjela possui diversas maneiras de preparo na gastronomia.

benefícios berinjela saude

Rica em proteínas, minerais, vitaminas B e C e cálcio substitui muito bem à carne. Alguns estudiosos garantem que nasceu há 4.000 anos, na Índia, e outros, na China.

A berinjela, durante muito tempo, foi preparada de maneira elementar: mergulhada na salmoura (extraindo seu gosto amargo), e depois levada ao forno e temperada com especiarias.

 Benefícios da Berinjela para a saúde dos atletas

Hoje, além de fazer parte de várias receitas, é vista como alimento saboroso e muito saudável. Atribuem-na efeitos benéficos, como redução do nível de colesterol e gorduras no fígado, eliminação de “areias da bexiga” e efeito diurético.

Sem divida são características que ajudam no desempenho de atletas amadores e profissionais de qualquer modalidade esportiva.

Na culinária, é preparada de várias maneiras. Na França e Itália, por exemplo, eles a utilizam para fazer conserva e para preparar uma deliciosa sobremesa que leva pistache e suco de laranja, conhecida como “Marmelada” De Berinjela. Um doce semelhante ao que os judeus consomem em uma de suas festas.

Ideias para preparar preparar o alimento

No Brasil, há várias receitas de berinjela, como berinjela  a  milanesa, berinjela refogada, berinjela como antipasto, berinjela recheada… Sendo está última a preferida por muitos brasileiros.

Existem muitas formas de rechear berinjelas. É possível recheá-las inteiras, com carne moída – o jeito mais conhecido –, é possível, também, fazê-las como lasanha, com fatias finas intercalando o recheio.

Outra receita de berinjela, pouca conhecida, mas muito saborosa e sofisticada, é o sushi de berinjela. É um bom prato para ser servido de entrada. O recheio é à base de pimentões, conferindo um colorido muito bonito e você pode variar o recheio.

Além das receitas citadas, há muitas outras, tanto saborosas quanto:

Algumas dessas receitas: berinjela recheada com anchovas; berinjelas ao alho; berinjelas com cheiro verde; berinjelas recheada com queijo minas; berinjelas recheadas com tomates e cebolas e berinjelas recheadas com ricota.

Se você e sua família apreciam berinjelas, veja quantas possibilidades existem de prepará-las, aproveite essa diversidade de receitas, e inove na cozinha. Bom apetite!

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>